A Maiêutica privilegia a cidadania responsável e a ligação à comunidade, alavancando o desenvolvimento regional. A transferência de conhecimento e a interação com a sociedade constituem uma componente fundamental da missão da Maiêutica e das suas Instituições de Ensino Superior.
Através das Unidades de Orgânicas de Ensino e Investigação da Universidade da Maia e do Instituto Politécnico da Maia e de outros serviços da Instituição, cria e dissemina conhecimento e competências para o desenvolvimento socioeconómico, fortalecendo a sua ligação à comunidade através de uma ampla rede de parcerias, projetos, serviços e iniciativas para empresas, organizações e cidadãos em geral, através da transferência de conhecimento, da promoção da cultura científica e da melhoria da qualidade de vida da comunidade.
Investigação e Transferência de Conhecimento
Através da UMAIA foram estabelecidas parcerias com diversas entidades da área de Saúde (ARSN, hospitais e outras unidades de saúde), empresas, entidades autárquicas, entre outras – o que é demonstrativo de um grande interesse na investigação aplicada. Desenvolvem-se ainda atividades claramente mais focadas na transferência de conhecimento em áreas nucleares da Universidade da Maia, como sejam as ciências do desporto, a avaliação e a intervenção psicossocial em diferentes áreas, a criação de soluções tecnológicas para problemas variados, a comunicação e as artes e o desenvolvimento empresarial e económico.
Estruturas de cooperação com a comunidade externa e redes e parcerias locais, regionais e nacionais
Através da Universidade da Maia, a Maiêutica tem um conjunto muito alargado de parcerias e redes ativas em diversas áreas, demonstrativas da sua forte inserção no tecido social e empresarial, ao nível regional, nacional e até internacional. A este nível, , a colaboração direcionada para a inovação tem incidido sobretudo nos seguintes canais de colaboração: desenvolvimento de projetos colaborativos de carácter aplicado; networking e eventos de disseminação.
Estruturas para a cooperação com a sociedade
O Centro de Formação ao Longo da Vida (CFLV) foi criado em 1999 para melhorar e requalificar a população ativa, visando a sua adaptação às mutações tecnológicas, organizacionais e outras, a sua promoção profissional e a qualidade do emprego. Está certificado nas áreas de Desenvolvimento pessoal, Ciências da Educação, Formação de Professores e Formadores de Áreas Tecnológicas, Audiovisuais e Produção dos Media, Design, Línguas e Literaturas Estrangeiras, Comércio, Marketing e Publicidade, Contabilidade e Fiscalidade, Gestão e Administração, Enquadramento na empresa/organização, Direito, Ciências Informáticas, Informática na ótica do utilizador, Eletricidade e Energia, Saúde, Serviço de Apoio a Crianças e Jovens, Turismo e Lazer, Desporto, Segurança e Higiene no Trabalho.
O Centro de Apoio Técnico à Segurança do Trabalho (CATST), acreditado pelo IPAC – Instituto Português de Acreditação, coopera junto do mercado empresarial. Faz ensaios de medição de fatores ambientais ocupacionais, prestação de serviços técnicos em Higiene e Segurança no Trabalho. Os seus técnicos integram a Comissão Técnica de Normalização CT 42 – Segurança e Saúde no Trabalho.
O Centro e Laboratório de Multimédia (CLM) envolve-se em projetos com a sociedade civil, através de protocolos, particularmente com a Câmara Municipal da Maia e a Área Metropolitana do Porto. Destaques para a parceria com o Centro Escolar Gueifães/Vermoim na produção e realização do filme de ficção relativo à 2ª fase do Projecto Comenius 'Cinema & Culture' (Curtametragem finalista no Festival de Cinema Internacional – FESTIMAJ) a produção e realização da série de 12 vídeos 'Programa Saúde Sénior+' C.M. da Maia (Gab. de Saúde), e participação no Maia GO (tedtalks), World Press Photo ou Maia Capital Europeia do Desporto com a realização de 12 magazines exibidos no Porto Canal.
O Centro de Apoio e Serviço Psicológico (CASP) é uma unidade funcional que presta serviços de consulta psicológica para a comunidade académica e envolvente, desde 2000. Realiza consulta nas áreas da Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia Clínica Forense e Psicologia da Educação (avaliação e intervenção psicológica com crianças, adolescentes e adultos). Promove supervisão e intervisão clínica regular em psicoterapia. Desenvolve projetos de investigação com a UNIDEP e os Ciclos Estudos de Psicologia da UMAIA.
O Centro de Otimização do Rendimento Desportivo e da Saúde (CORDS), presta serviços técnicos/especializados à comunidade, especificamente: (i) serviços de suporte ao treino desportivo numa perspetiva de otimização do rendimento desportivo e da saúde do atleta direcionada para clubes, federações e outras entidades desportivas e (ii) serviços de avaliação física/funcional e prescrição de exercício físico numa perspetiva de otimização da saúde direcionada para a população em geral.