Qualidade

Sistema Interno de Gestão da Qualidade (SIGQ)

A Maiêutica, entidade instituidora da Universidade da Maia – UMAIA e do Instituto Politécnico da Maia - IPMAIA, no âmbito das suas competências e em sintonia com os respetivos órgãos de gestão, sempre manifestou preocupações com a vertente qualitativa institucional.

Desde muito cedo foi sentida a necessidade de criar um Gabinete de Avaliação que procurasse dar resposta aos procedimentos impostos pelos sucessivos ministérios da tutela, sobretudo os que envolviam o ensino superior, englobando, não só a avaliação das Instituições, das áreas científicas, bem como do funcionamento dos cursos.

De forma a acompanhar as exigências relacionadas com os mecanismos de garantia da qualidade, o Gabinete de Estudos, Planeamento, Avaliação e Qualidade / Gabinete de Estatística (GEPAQ/GE), constituídos em 2008, têm desenvolvido e aprofundado mecanismos tendentes a instituir um sistema simples e eficaz de identificação, recolha, processamento e divulgação da informação. A sua ação é orientada pela eficiência, transparência, rigor de procedimentos e disponibilidade para colaborar com todos os intervenientes no processo de melhoria institucional. Na verdade, a missão destes serviços projeta-se no desenvolvimento e garantia da qualidade institucional, tendo como referência a legislação em vigor, aplicável a nível nacional e os princípios definidos a nível europeu.

Progressivamente, tem-se vindo a desenvolver ações e procedimentos constantes nos Manuais de Qualidade da Universidade da Maia e do Instituto Politécnico da Maia, em consonância com os respetivos Conselhos de Gestão.

Nestes documentos encontra-se uma definição e sistematização de mecanismos diversificados e sua interligação com o funcionamento e desempenho da Instituição, organizando-se em torno de referenciais internacionalmente reconhecidos e definidos pela A3ES, bem como por preceitos legais conexos.

Com efeito, o SIGQ da UMAIA e do IPMAIA está focalizado nas necessidades das partes interessadas (estudantes, docentes, investigadores, colaboradores e stakeholders externos) e orientado numa abordagem por Processos a três níveis:

  1. Processo de Gestão – Planeamento e Gestão Estratégica;
  2. Processos Operacionais;
  3. Processos de Suporte.

Nesta linha, e perante os padrões europeus associados à garantia da qualidade do ensino superior, procedeu-se à adequação/ajustamento dos referidos Processos com os "Referenciais para os Sistemas Internos de Garantia da Qualidade nas Instituições de Ensino Superior", na versão de outubro de 2016, adaptada aos ESG 2015.​